quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Mandalas

                                                                  Mandalas



" A palavra mandala em sânscrito significa" círculo " ( ... ) Criações plásticas desse tipo existem no budismo tibetano ( ... ) À medida que os fenômenos psicológicos ocorrem espontaneamente em sonhos. "

" Normalmente, a mandala ocorre em estados de dissociação ou desorientação mental, por exemplo, em crianças entre oito e 11 anos de idade , cujos pais estão em processo de divórcio, ou adultos que por causa de sua neurose ou seu tratamento são confrontados com o problema dos opostos na natureza humana e, portanto, estão desorientados , ou esquizofrênico , cuja visão de mundo passou por um transtorno devido a súbita explosão de conteúdos incompreensíveis do inconsciente. Em tais casos, é claro como o rígido é equilibrado por uma imagem circular deste tipo a desordem e confusão do estado psíquico , ou seja, através da construção de um centro que é voltada para todos, ou pela disposição concêntrica do coletor em desordem, o oposto e incompatível . Esta é obviamente uma tentativa de auto -cura da natureza , uma tentativa que não é de uma reflexão consciente , mas um impulso instintivo " .

" Mandalas individuais são , tal como esperado , uma diversidade extraordinária . Principalmente se caracterizam pelo círculo e quaternidade . Mas às vezes há alguns com números três e cinco , em tais casos, há sempre uma razão para justificá-la . "

" Mandalas individuais (...) tentam expressar ou todo o indivíduo dentro ou experiência fora do mundo , embora o ponto de referência essencial no seu interior. Seu objeto é o eu, ao contrário de mim , que é apenas o ponto de referência da consciência, enquanto o Auto engloba toda a psique, ou seja, o consciente e o inconsciente. "

" É ao mesmo tempo uma imagem de Deus , conforme designado . E não é por acaso , já que a filosofia indiana , especialmente que fez a idéia do self, o Atman ou purusha , não faz uma distinção fundamental entre a essência humana e divina. "

(CG Jung , as mandalas , em: Os arquétipos e do inconsciente coletivo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário